sábado, 12 de noviembre de 2011
Ritmos Brasileiro
Batuque:Ritmo trazido ao Brasil no século XVI,de Angola e Congo.Consiste na mais antiga referência a uma dança brasileira.É realizado em circuloe dele participan não apenas os dançarinos, mais tambémos músicos e os espectadores.
Caxambu:É o batuque de negros do Estado de Minas Gerais.Assim como o batuque,é acompanhado de cânticos,constituidos,em sua maioria,de versos emparelhados,que uma pessoa canta e a outra responde.Em alguns lugares recebe o nome de Jongo.
Congo:Encontrado no Espirito Santos,também é uma variante do antigo batuque.O registro de tais formações no Estado datam de meados do século XIX.Instrumentos:tambores pequenos e grandes,casacas,chocalhos e cuíca.
Samba:Evolução do batuque,tem origem na palavra africana"semba"(umbigada).É praticado no Brasil inteiro.
Coco:De origem alagoana,é a dança das pessoas humildes,sem condições de ter um instrumento,que possuem apenas as mãos para marcar o ritmo.Os instrumentos,quando os há,são o bombo,caixas,timbrel(pandeiro sem a pele),chocalhos e outros.
Bumba-Meu-Boi:Dança dramática, de origem portuguesa,que narra um episódio envolvendo o escravo Pai Francisco,que rouba e mata um Boi para que sua mulher grávida ,com desejo possa comer a lingua.O coronel descobre o crime,coloca Pai Francisco na cadeia e ameaça matá-lo,caso não compre outro boi premiado.Os pajés e os doutores são chamados e, depois de uma pajelança,ressucitam o boi e todos dançam de alegria para comemorar.Também conhecido como Boi-Bumbá(PA) e Boi-de-Mamão(SC),entre outros...
Bumba-Meu-Boi |
Ritmos Variados |
o trazido ao Brasil no século XVI, de Angola e Congo.
Consiste na mais antiga referência a uma dança brasileira.
É realizado em círculo e dele participam não apenas os dançarinos,
mas também os músicos e os espectadores.
martes, 8 de noviembre de 2011
A Música e as Crianças
Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de propiciar a vivência de elementos estruturais dessa linguagem.
A criança gosta de cantar, de ouvir a própria voz e que cantem para ela.
É bom mostrar para a criança que a vida é cheia de sons e melodias. O tic-tac do relógio, o trem passando, a chuva caindo, o chiado da panela de pressão, tudo produz som e tem ritmo.
A criança que vive em contato com a música aprende a conviver melhor com as outras crianças, favorecendo a socialização e fazendo com que elas fiquem mais alegres e espontâneas.
A música ainda beneficia a fala, através das músicas infantis como “roda-roda”, o “sapo não lava o pé” e outras, onde as sílabas são rimadas e repetitivas, fazendo com que a criança entenda o significado das palavras através dos gestos que se fazem ao cantar. Portanto, a criança se alfabetiza mais rápido.
A idade ideal para aprender um instrumento musical, é apartir dos 7 anos, quando suas habilidades motoras já estão mais desenvolvidas.
Os pais não devem jamais impor o aprendizado, e muito menos escolher o instrumento que ela deverá tocar. A escolha deve ser sempre da criança, assim como a manifestação na vontade de aprender a tocar um instrumento.
Os melhores instrumentos para se iniciar são a flauta doce e próprio piano, que não exigem demais da criança, mas antes de tudo, ela tem que gostar do instrumento.
A educação musical faz parte da educação das crianças, desde a educação infantil pela importância que a música traz não só como entretenimento, mas como um grande instrumento educativo.
A música, o canto e a dança devem ser frequentemente utilizados para desenvolver a capacidade de expressão, o sentimento artístico e a atividade criadora da criança.
“Um povo que sabe cantar está a um passo da felicidade.
È preciso ensinar o mundo inteiro a cantar”.
Villa-Lobos
Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de propiciar a vivência de elementos estruturais dessa linguagem.
A criança gosta de cantar, de ouvir a própria voz e que cantem para ela.
É bom mostrar para a criança que a vida é cheia de sons e melodias. O tic-tac do relógio, o trem passando, a chuva caindo, o chiado da panela de pressão, tudo produz som e tem ritmo.
A criança que vive em contato com a música aprende a conviver melhor com as outras crianças, favorecendo a socialização e fazendo com que elas fiquem mais alegres e espontâneas.
A música ainda beneficia a fala, através das músicas infantis como “roda-roda”, o “sapo não lava o pé” e outras, onde as sílabas são rimadas e repetitivas, fazendo com que a criança entenda o significado das palavras através dos gestos que se fazem ao cantar. Portanto, a criança se alfabetiza mais rápido.
A idade ideal para aprender um instrumento musical, é apartir dos 7 anos, quando suas habilidades motoras já estão mais desenvolvidas.
Os pais não devem jamais impor o aprendizado, e muito menos escolher o instrumento que ela deverá tocar. A escolha deve ser sempre da criança, assim como a manifestação na vontade de aprender a tocar um instrumento.
Os melhores instrumentos para se iniciar são a flauta doce e próprio piano, que não exigem demais da criança, mas antes de tudo, ela tem que gostar do instrumento.
A educação musical faz parte da educação das crianças, desde a educação infantil pela importância que a música traz não só como entretenimento, mas como um grande instrumento educativo.
A música, o canto e a dança devem ser frequentemente utilizados para desenvolver a capacidade de expressão, o sentimento artístico e a atividade criadora da criança.
“Um povo que sabe cantar está a um passo da felicidade.
È preciso ensinar o mundo inteiro a cantar”.
Villa-Lobos
O Ritmo na vida humana:
A vida do homem é cercada de acontecimentos rítmicos o tempo todo. Começando na gestação, com o bater do coração, depois com outras frequências biológicas, como as do respirar, piscar os olhos, caminhar, os acontecimentos repetidos de sono e vigília.
As frequências biológicas do próprio corpo foram fundamentais para as noções de tempo e a criação do relógio, bem como no desenvolvimento de artes relacionadas ao tempo, como a música, a poesia, a dança.
Conceito
Ritmo é a frequência de repetição de algum fenômeno. Esse termo é usual também para referir-se à variação da frequência de repetição desse fenômeno no tempo, notadamente os sons.
O estudo do ritmo, entoação e intensidade de um discurso chama-se prosódia. Existe também a prosódia musical, visto que a música também é considerada uma linguagem. Em poesia, o estudo do ritmo chama-se métrica.
A rítmica é uma ciência do ritmo que objetiva desenvolver e harmonizar as funções motoras e regrar os movimentos corporais no tempo e no espaço, aprimorando o ritmo.
Importância
Embasado-se nestes conceitos, fica clara a importância que o ritmo tem na nossa vida, tanto através de influências tanto externas quanto internas. O desenvolvimento e aperfeiçoamento do mesmo torna-se muito importante, pois o ser humano é dependente do ritmo para todas as atividades que for realizar, como na vida diária, profissional, desportiva e de lazer.
Na educação infantil (alfabetização), é uma habilidade importante, pois dá à criança a noção de duração e sucessão, no que diz respeito à percepção dos sons no tempo. A falta de habilidade rítmica pode causar uma leitura lenta, silabada, com pontuação e entonação inadequadas.
O ritmo é de grande importância para os professores de Educação Física, pois ele se reflete diretamente na formação básica e técnica, na criatividade e na educação de movimento.
O ritmo pode ser individual (ritmo próprio), grupal (caracterizado muito bem pela dança, o nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe), mecânico (uniforme, que não varia), disciplinado (condicionamento de um ritmo predeterminado), natural (ritmo biológico), espontâneo (realizado livremente) e refletido (reflexão sobre a temática realizada), todas estas variações de ritmo podem ser trabalhadas na escola com diferentes atividades.
O ritmo é fundamental para a música, uma arte que ocorre no tempo. O ritmo está na constância (ou inconstância) dos acontecimentos musicais (isto é, das notas musicais ou batidas percussivas).
A vida do homem é cercada de acontecimentos rítmicos o tempo todo. Começando na gestação, com o bater do coração, depois com outras frequências biológicas, como as do respirar, piscar os olhos, caminhar, os acontecimentos repetidos de sono e vigília.
As frequências biológicas do próprio corpo foram fundamentais para as noções de tempo e a criação do relógio, bem como no desenvolvimento de artes relacionadas ao tempo, como a música, a poesia, a dança.
Conceito
Ritmo é a frequência de repetição de algum fenômeno. Esse termo é usual também para referir-se à variação da frequência de repetição desse fenômeno no tempo, notadamente os sons.
O estudo do ritmo, entoação e intensidade de um discurso chama-se prosódia. Existe também a prosódia musical, visto que a música também é considerada uma linguagem. Em poesia, o estudo do ritmo chama-se métrica.
A rítmica é uma ciência do ritmo que objetiva desenvolver e harmonizar as funções motoras e regrar os movimentos corporais no tempo e no espaço, aprimorando o ritmo.
Importância
Embasado-se nestes conceitos, fica clara a importância que o ritmo tem na nossa vida, tanto através de influências tanto externas quanto internas. O desenvolvimento e aperfeiçoamento do mesmo torna-se muito importante, pois o ser humano é dependente do ritmo para todas as atividades que for realizar, como na vida diária, profissional, desportiva e de lazer.
Na educação infantil (alfabetização), é uma habilidade importante, pois dá à criança a noção de duração e sucessão, no que diz respeito à percepção dos sons no tempo. A falta de habilidade rítmica pode causar uma leitura lenta, silabada, com pontuação e entonação inadequadas.
O ritmo é de grande importância para os professores de Educação Física, pois ele se reflete diretamente na formação básica e técnica, na criatividade e na educação de movimento.
O ritmo pode ser individual (ritmo próprio), grupal (caracterizado muito bem pela dança, o nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe), mecânico (uniforme, que não varia), disciplinado (condicionamento de um ritmo predeterminado), natural (ritmo biológico), espontâneo (realizado livremente) e refletido (reflexão sobre a temática realizada), todas estas variações de ritmo podem ser trabalhadas na escola com diferentes atividades.
O ritmo é fundamental para a música, uma arte que ocorre no tempo. O ritmo está na constância (ou inconstância) dos acontecimentos musicais (isto é, das notas musicais ou batidas percussivas).
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